Benefícios

ECOBOI
Rastreamento de bovinos via satélite com registro completo do animal
Slider

Quais são os benefícios do rastreamento?

Pecuaristas que precisam agregar valor para os produtos, acessar mercados consumidores mais sofisticados – e de quebra se proteger de eventuais multas ambientais ou embargos sanitários impostos por clientes estrangeiros – contam agora com um poderoso aliado: o ECOBOI, que realiza o rastreamento de bovinos em formato de colar que utiliza dados transmitidos via satélite e registra os locais que o animal passou durante todo o período de engorda.

O Ecoboi atende todos os requisitos da Instrução Normativa 17, de 13 de julho de 2006, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que estabeleceu as regras para o SISBOV (Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos). Até então, nenhuma das tecnologias disponíveis para o rastreamento de bovinos usava a comunicação via satélite.

Comos dados de localização, o criador conseguirá também comprovar que cumpriu as leis ambientais, não permitindo a pastagem em áreas sensíveis como a Amazônia e o Cerrado, por exemplo. Isso é uma exigência de muitos países importadores de carne brasileira.

Apesar de não ter sido criado com esse fim, o produto também pode ajudar a minimizar os prejuízos dos produtores com os roubos cada vez mais frequentes nas fazendas, uma vez que os animais “perdidos” podem ser facilmente localizados e colocados em local mais seguro. Também podem ser criadas cercas virtuais e, assim que um animal ultrapassa a área demarcada, o produtor é avisado.

Colar Ecoboi para rastreamento de bovinos

O próprio pecuarista pode operar o sistema: não é necessário contratar uma empresa privada para monitoramento.

Posicionamento Online do Gado ou Rebanho: Gestão efetiva na obtenção de informações do prontuário.

Totalmente compatível com o SISBOV, pois produz todas as informações solicitadas pelo governo (propriedade, localização georeferenciada, rastreamento individualizado, etc.).

Utiliza a base de dados do Google Maps – mapa de amplo conhecimento e difusão, não exigindo conhecimentos técnicos aprofundados para sua operação;

Histórico: Armazenamento das informações por 5 anos.

Permite aos Frigoríficos acesso a relatórios confirmando inexistência de agressões ao meio ambiente, através do rastreamento.

Gestão da Cerca Eletrônica (área onde o Gado não pode entrar ou sair).

Acompanhamento nas transferências de animais entre propriedades.

Após o abate do animal, o colar poderá ser reutilizado (substituindo ou recarregando a bateria)

Gerador de dados para o Governo Federal e aos países interessados sobre um determinado animal ou rebanho: garantia de que não teve contato com outro animal ou rebanho infectado com febre aftosa evitando o abate de animais por indicação veterinária pelo risco de proliferação de febre aftosa.

Transparência total na questão de sanidade do produto final ao consumidor.

Monitore o seu rebanho e agregue valor aos seus produtos!